30/06/2012

Marítimo Benjamins venceu MeuXico escalão 2000

Depois de uma fase inicial onde foi necessário desempatar 3 equipas, o Marítimo Benjamins acedeu às meias finais do Torneio MeuXico para equipas infantis 2000.

Na 1ª fase, o Marítimo perdeu por um golo com os Sandinenses (4-5), ganhou por dois ao Nacional (4-2) e venceu Machico (3-2). O Nacional venceu por dois golos os Sandinenses e ambos ganharam Machico.

Classificação da 1ª fase: Marítimo Benjamins em 1º lugar (+1 golo), Nacional em 2º (saldo nulo) e Sandinenses em terceiro (-1 golo).

Nas meias finais, vitória por 1-0 contra os colegas mais velhos (Marítimo 2000) e, na final, 2-1 contra o Andorinha

Um final de época fantástico, se considerarmos que, no escalão 2001, o 1º lugar também não escapou aos restantes jogadores do grupo, em final contra o Nacional.

Uma dupla vitória, do grupo de benjamins 2001, a fechar a época.

No escalão de 2002, o Marítimo foi finalista vencido, com uma equipa baseada em jogadores de 2003.

Vídeos dos jogos, assim que possível, gradualmente, ao longo da semana.

23/06/2012

1º e 3º lugar em torneio do 1º Maio

As equipas de benjamins do Marítimo classificaram-se em 1º e 3º lugar no torneio realizado hoje, 23 de Junho no Palheiro Ferreiro. A equipa B apenas foi derrotada pelos colegas. Os resultados:


CD Nacional B vs CS Marítimo A   0-7
CS Marítimo B vs CS Marítimo A   0-6
CD 1º Maio B vs CS Marítimo A   1-7
CF Andorinha A vs CS Marítimo A   0-5
CF Andorinha B vs CS Marítimo A   0-6
CF Andorinha A vs CS Marítimo B   2-3
CS Marítimo B vs CS Marítimo A   0-2
CD Nacional B vs CS Marítimo B   4-0
CD 1º Maio B vs CS Marítimo B   1-5
CS Marítimo C vs CS Marítimo B   1-6

20/06/2012

Já há resumo das A Trapalhanças Finais 2012

Imagem de 2009
Golos, melhores jogadas, entrega de prémios das Atrapalhanças Finais de 2012. Foram 44 golos marcados e apenas 1 sofrido. Seis vitórias. Clicar aqui, para ver tudo.

17/06/2012

Vitória sempre desvalorizada

Há dois anos, em 2010, o Andorinha venceu as "A Trapalhanças". Pela frente, parabéns, jogaram bem. Ganharam. Por detrás, os comentários usuais quando ... não é o Nacional o vencedor.

Só aí, quando o Nacional ganha, a formação é fantástica e está no bom caminho.

Em 2010, o Andorinha - disseram - "só mandava pontapé para a frente". Afonso Figueira apanhava e marcava. No ano seguinte, Afonso Figueira (e mais uns colegas do Andorinha) estavam no Nacional.

Este ano, venceu o Marítimo [ver aqui o vídeo da final]. Mais uma vez, o futebol não se ajusta às criancinhas. A formação está errada - voltaram a dizer. Mas agora, tendo sido o Marítimo a ganhar, será pouco provável que haja reforços na Choupana no ano seguinte...

Porque está errada a formação (dizem)?

O Marítimo não manda pontapés para a frente. Sai a jogar...
Os jogadores não são "fuções". Ok. 
Era bom que fossem? Parece que sim...
Jogam e dão a jogar. Já têm o espírito do colectivo. É necessário terem skils individuais? Sem dúvida. Nem que seja para saberem escapar (com a bola) da barafunda...

E ao defender? Porque não podem dobrar um colega ultrapassado por um "fução" adversário? O sistema "homem a homem" obriga-os a ficarem a ver? Ou pode haver um movimento colectivo de compensação em harmónico?

Uns dizem que sim, outros dizem que não.
Para consulta, um exemplo de formação não "fuçona". Ver vídeos aqui. [1] [2] [3] [4]

Será por descartarem, à partida, os não "fuções", que as (grandes) escolas de futebol portuguesas não conseguem produzir nº 10s e pontas de lança?

Será também porque mudou as regras pré-estabelecidas (saía sempre a jogar, sem pontapé para a frente) que o Marítimo fez, como fez, a Liga Sagres de 2011/2012? Terá Pedro Martins (o impacto do futebol do Barcelona é inegável nos dias de hoje) implementado uma "formação" diferente no Marítimo?

Terá frutos? Vamos ver.

Tudo isto, sem prejuízo - sempre - do trabalho técnico individual das crianças que deve ser aprofundado (muito e cada vez mais). Mas não só "fuçando". Também recebendo, gerindo, escondendo, fugindo, passando, centrando e rematando.

12/06/2012

Pedro Aguiar o guarda-redes menos batido

Pedro Aguiar, por lesão de Tiago, fez o pleno dos jogos do torneio e acabou batido apenas uma vez.

Tal como aconteceu com Henrique Araújo (na concretização), Pedro Aguiar contabilizou individualmente os efeitos do grupo, que jogou coeso e seguro. Ambos os prémios individuais devem-se, e muito, à equipa.

Pedro Aguiar (nascido em 2002) poderá ainda disputar a competição do próximo ano. Mas, para isso, terá - também - que trabalhar muito pois há outros guarda-redes verde-rubros, de 2002 e 2003 à espreita...

Parabéns e desejos de muito e bom trabalho para o que resta desta e para a próxima época.

10/06/2012

Vídeos das Atrapalhanças 2012

Henrique Araújo foi o melhor marcador

O nosso jogador, Henrique Araújo foi o melhor marcador na Concentração Final das Atrapalhanças 2012 (Benjamins, futebol de 6).

Na Concentração Final de 2011, ainda Traquina, pelo Andorinha, obteve 6 golos, jogando cerca de 10 minutos em cada jogo da fase final:

5 golos nos quartos-final
Andorinha,9 - Santana,0;
não marcou nas meias-finais
Andorinha,0 - Canicense,1;
e fez, de cabeça, o golo final no Andorinha,3 - Marítimo,0 que decidiu o 3º lugar, do pódio, para o Andorinha; 

Henrique Araújo junta, este ano, mais 16 golos à sua soma e a vitória colectiva, já no Marítimo.

Sendo um jogador de 2002, ainda poderá estar na competição de 2013, com perspectivas de aumentar ainda mais, o seu currículo pessoal na prova (à falta de campeonato, a mais importante, na Madeira, no escalão de Benjamins). O resumo, até ao momento:

Em 2011 (6 golos + 3º lugar colectivo); 
Em 2012 (16 golos, melhor marcador + vitória colectiva);
Em 2013 ? 

Mas, para isso, vai ser preciso trabalhar ... ainda mais forte.

Vídeo da final já no MEO KANAL 274999

Já está disponível no MEO KANAL 247999 o vídeo da final. Que também pode ser visto aquiPara quem tem MEO, basta pressionar o botão verde e colocar o número 274999. E, aí, ver a meia hora de jogo da final das Atrapalhanças 2012, realizada em Gaula, no Sábado, dia 08/06/2012 ao fim da tarde, no LCD da sala em HD. Uma possibilidade dada pela MEO com esta fantástica oferta tecnológica. O resultado, já todos sabemos: Marítimo,3 - Nacional,0.

Marítimo,3 - Nacional,0

A final das Atrapalhanças de 2012 disputou-se entre o Marítimo e o Nacional. O CFFM/Milan, em virtude de contingências várias, apresentou-se menos forte do que seria possível. Sem o contributo de Guilherme, Cardoso e Fábio, não presentes por variados motivos, colocou o título em disputa, apenas entre os dois velhos rivais.

Depois de uma época fabulosa, o Marítimo era o principal favorito. Mas o Nacional, como lhe é habitual, reservou-se durante o ano e apresentou-se forte, motivado, concentrado e munido de jogadores com grandes capacidades técnicas.

O que, ainda mais, valorizou o indiscutível título dos verde-rubros.

Foi um jogo incaracterístico de parte a parte, condicionado sempre pelo posicionamento e respeito pela equipa adversária.  Um jogo também limitado pela parte física, após quase 3 horas de jogo jogado nas fases anteriores, disputadas desde o início do dia.

Cada um jogou o que o outro permitiu e, aí, o Marítimo demonstrou a sua superioridade. Cortou todas as veleidades nacionalistas (construídas por óptimos executantes) e concretizou 3 golos, enviou uma bola ao poste e duas bolas foram tiradas sobre a linha de golo.

Afonso Correia fez um jogo "gigante" (e o primeiro golo) compensando totalmente alguma desconcentração e menor objectividade nos jogos anteriores. João Pedro Araújo jogou, deu a jogar e marcou o 2º golo (que matou o jogo) após assistência de Henrique Araújo. Este jogador marcou o 3º golo, já no fim do jogo, em festa total, ao segundo poste, após um canto, fechando a sua conta total de 16 golos na competição, o que lhe deu direito à bota de ouro das Atrapalhanças.

Pedro (apenas com um golo sofrido), Francisco França, Gonçalo Araújo e Sérgio Gomes taparam todos os acessos à sua baliza. Salvador Fernandez e Henrique Sá entraram na altura certa e colocaram o jogo no meio campo adversário na segunda metade do segundo tempo (bem visto Prof. Filipe Sá). Diogo Andrade e Diogo Nunes foram importantíssimos ao longo do torneio, apesar de não terem entrado na final. Tiago (gr), lesionado, não jogou.

09/06/2012

Vitória nas Atrapalhanças Finais

Marítimo,3
Nacional,0 (final)

Vitória a todos os títulos notável.
Seis jogos, todos com vitórias. 
Quarenta e quatro golos marcados, apenas um sofrido.
Guarda-redes menos batido (Pedro Aguiar) com apenas um golo e melhor marcador (Henrique Araújo) com 16 golos. Ambos, juntamente com Francisco França, nascidos em 2002, ainda poderão competir neste escalão, no próximo ano. 

Os outros 9 magníficos: Tiago Martins (gr), Gonçalo Araújo, João Pedro Araújo, Sérgio Gomes, Afonso Correia, Henrique Sá, Salvador Fernandez, Diogo Nunes e Diogo Andrade.

As 6 vitórias (clicar para ver o vídeo):


Parabéns a todos e ao treinador Filipe Sá.
Uma vitória verde-rubra que "fugia" há 11 anos. 
Ainda estes jogadores não eram nascidos...

06/06/2012

Final das Atrapalhanças

Já há informações [ver aqui o regulamento] para a concentração final em Gaula, no complexo da Associação.

Acontece tudo no Sábado e são jogos de 15+15 minutos com 5 de intervalo.

Fase de grupos [ver aqui] de manhã. A fase final [ver aqui] será à tarde (com quartos de final, meias finais e finais). Todos os nossos jogos serão junto às bancadas (campos 3 e 4).

Caniçal, Santacruzense e Caniçal são os nossos adversários da 1ª fase. Se tudo correr normalmente (bem), encontraremos C. Lobos nos quartos, Juventude nas meias e Nacional ou CFFM/Milan na final.

Um palpite : uma final Marítimo-Nacional. Um jogo que tem andado fugidio esta época.

Mas nada é garantido pois vai ser preciso correr, jogar e marcar os golos necessários para que as vitórias nos possam conduzir a essa final. E a uma vitória nas Atrapalhanças que foge ao Marítimo há mais de dez anos. Assumimos o desejo de vencer, mas há outros favoritos. Terão de ser considerados, respeitados e ultrapassados. Não há vitórias antecipadas e há trabalho para fazer. FORÇA EQUIPA.

Ver aqui, algumas imagens do único confronto da época com o Nacional.
E, ver aqui, o jogo do ano passado (3º e 4º lugares) entre o Andorinha,3- Marítimo,0.